O professor antes de passar os conteúdos programados na sala de aula, ele deve conhecer os seus alunos, saber quais as dificuldades de cada, acima de tudo conhecer o perfil da classe. Para se chegar ao conhecimento é preciso haver uma interatividade entre o educador e os alunos, a principio isso deve começar no primeiro dia de aula, com uma alta avaliação com cada cliente (aluno) elaborar uma avaliação da matéria do ano anterior. A matéria história exige uma explicação bem aprofundada, o contexto de cada assunto deve ser exposto de uma maneira clara e objetiva. Vamos ser mais claro, se o professor sabe o que deve ser aplicado no 1º Bimestre o óbvio é o mesmo por tudo em prática, mas o nosso sistema educacional mostra um aluno sem a “base” e nos obriga a fazer uma retrospectiva dos assuntos da series anteriores, isso não é feito por quase ninguém, mas tem que ser feito. A grande preocupação do professor é com os conteúdos, os prazos estabelecidos, mas esquece do aluno, ou seja, não há uma interatividade entre as duas classes.
Na matéria de história é impossível o professor começar a falar do assunto que esta programado, sem fazer uma pequena lembrança dos que antecede o mesmo, isso deve ser aplicada encima da metodologia. Só será feito esse método, se primeiramente o professor conhecer o aluno, e depois continuar o processo de interatividade, ou seja, adquirindo um hábito.
Nos educadores precisamos conhecer os alunos, nossa profissão é uma das mais complicadas, pois somos responsáveis por vários quadros sócias, “lapidamos” pessoas, e os transformamos.
Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original, talvez a motivação aumente quando se tem uma profunda interatividade com os alunos, chamando os mesmo pelo nome, com isso se sente mais valorizado. O professor ao encontrar com seu aluno no corredor deve abrir um sorriso, isso faz parte da interatividade, e o professor de história não deve se resumir aos debates com os alunos só na sala de aula, mas também nos corredores, bibliotecas, enfim, aprofundar os conhecimentos, saciar a sede de estudo de cada aluno, e provocar a busca por história de quem não gosta. Se provoca com filmes, aulas de campo, visita a museus, a parques, divulgar materiais extras, materiais digitais e entre outras coisas.
Ser professor é uma aventura maravilhosa de ensinar e aprender, e na matéria de historia esse nível aumenta bastante, pois as inovações devem ser expostas, sempre deve se esta pesquisando para o conhecimento pessoal, e ao fortalecimento dos alunos.
eita 0o, menino...botou quente ! Te Amo Meu Professor =)
ResponderExcluir